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Como ter uma estrutura de negócio online, bem definida, vai te permitir alcançar sucesso no Marketing Digital.

Neste artigo, vou citar 4 maneiras para você criar sua estrutura inicial.

É a partir desta estrutura montada , que você começará a ter resultados e, consequentemente, vendas recorrentes.

O intuito de quem começa a pensar em trabalhar com Marketing Digital, é fazer vendas e ganhar dinheiro. Ponto.

Porém, não é tão simples assim. Entretanto, as pessoas se esquecem do principal: pés no chão! Para ter êxito no Marketing Digital, é preciso começar, literalmente, “do começo”.

Montar sua estrutura e colocar o seu negócio pra “rodar”. Só assim, você começará a ter os resultados desejados.

 

Como ter uma estrutura de negócio online em 4 passos simples, é o que vamos descobrir agora. Então, vamos para as 4 maneiras para criar sua estrutura inicial no Marketing Digital.

1 – Escolha seu Nicho de Mercado

Esse é o primeiro passo, crucial, de como ter uma estrutura de negócio online ou física.

É muito importante que você saiba onde irá focar seus esforços para, então, começar a agir. Um nicho de mercado focado, principalmente, em resolver a “dor” do seu público.

 Isso é essencial para construir autoridade e uma audiência fiel.

Esta escolha fará com que você esteja voltado para um público específico, e isso, ajudará muito para que obtenha sucesso.

Todo iniciante acha que sair divulgando e falando sobre vários assuntos ao mesmo tempo, é bom, pois acredita que atingindo vários públicos estará ajudando a mais pessoas. Certo? Errado!

Assim você só consegue se enrolar, todo, e não ajuda ninguém, muito menos você mesmo que ficará completamente frustrado e perdido nas suas ações. Isso te levará, com certeza, a desistir do seu sonho de empreender pela internet.

Daí a importância de ter uma estrutura de negócio online, principalmente, focada num determinado nicho.

O que é um nicho de mercado? Bem, nada mais é do que um mercado específico e pequeno dentro de um maior.

É um seguimento em grupos menores, pouco explorados.

Exemplo: Emagrecimento é um sub nicho dentro de um grande nicho que é o da Saúde, ou seja, uma porção específica de um mercado com necessidade, desejos e hábitos específicos.

Porque é tão importante definir seu nicho?

Desta definição depende o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Quando você consegue definir seu nicho, automaticamente, você começa a se destacar.

Passa a falar com excelência daquilo que escolheu. Consegue transmitir confiança para a sua audiência.

As pessoas que te acompanham, tem a convicção de que estão aprendendo com uma pessoa em que elas podem realmente confiar. Pois você transmite essa certeza para elas.

Saiba que, quanto mais específico for o seu público, você terá mais chances deles adquirirem um produto ou serviço vindo da sua indicação. Pela confiança que conseguiu transmitir para a sua audiência.

Vale também escolher um nicho que tenha “ganchos” para sub nichos dentro de um mesmo seguimento. Eu  explico melhor: você escolhe o nicho de Ganhar Dinheiro pela Internet. Dentro deste nicho existe os
sub nichos de:

• Curso de SEO;
• Mídias Sociais;
• Treinamento para melhorar seu canal do YouTube e por aí vai.

Ou você escolhe o nicho de Confeitaria, por exemplo. Dentro desse nicho você cria
um sub nicho onde ensina:

• Divulgar nas redes sociais;
Curso de Salgados e Doces para Festas;
• Decoração.

Pois Confeitaria não é somente trabalhar com bolos decorados. Estes são os“ganchos” que te permitem abranger vários assuntos dentro de um mesmo nicho. São ferramentas auxiliares que ajudarão, e muito, a sua audiência.

2 – Defina sua Segmentação de Mercado

A segmentação de mercado é a divisão de um mercado amplo em grupos de consumidores menores e com
preferências específicas, mas, ao mesmo tempo, semelhantes. Existem quatro critérios ao qual essa segmentação é feita.

• Geográfica
Essa segmentação leva em consideração o local “físico” que determinado público frequenta. E é classificado por: país, estado, cidade e bairro.

Exemplo:
Você procura por roupas para gestante: roupas para gestante nos Estados Unidos;
Loja de fantasias: especifique loja de fantasia na zona sul de São Paulo;
Artigos infantis: loja de artigos e roupas para criança no bairro Moema.

• Demográfica se baseia em idade, gênero, religião, escolaridade, renda, etc.

Exemplificando: Aula de dança: procure por aula de dança para mulheres acima dos 60 anos de idade
Livraria: procure por livraria especificamente para evangélicos
Curso de massagem: treinamento de massagem para recém-formados em fisioterapia

• De Comportamento: está relacionada diretamente aos hábitos e costume s que o consumidor tenha com um determinado produto ou assunto.
Exemplo:

Loja de artigos para Ballet: roupas específicas para dançarinos/as de Ballet
De produtos diet: específicos para pessoas com diabetes
Esportes: específico para jogadores de futebol

Agora vamos a um exemplo de Segmentação de Mercado

Suponhamos que você abra uma loja que venda especificamente bolas para basquete, você estará com seu foco em um público específico. Certo? Ou seja: seu público específico será, com certeza,jogadores de basquete ou amadores amantes desse esporte.

Quando você faz esta segmentação, você está focando no seu público que, com certeza, pagará o seu preço para obter aquele produto. Assim você acaba definindo também qual será a sua persona.

A persona representa o cliente ideal. É o cliente que tem todas as características para serem consumidores dos seus produtos em específico.

Definir a sua persona é muito importante para a segmentação de mercado. Agindo assim, você agrega mais valor ao seu produto e aos seus clientes.

3 – Defina as Ferramentas Necessárias

Tenha um Canal no YouTube

É uma ferramenta poderosíssima! O conceito é basicamente como o Facebook. A única diferença é que você estará se expondo nos vídeos, ou não, você pode optar por não se expor, para sua audiência.

Isso fará com que as pessoas te “conheçam “olhando para você e consigam tirar as primeiras impressões ,delas, sobre a sua pessoa. Caso você opte por não se expor, você pode fazer desta forma também, mas com certeza ficará mais difícil obter sua autoridade nesse mercado.

A não ser que você queira apenas usar o YouTube para vender. Mas, essas vendas serão aleatórias. Vez ou outra pode ocorrer de alguém adquirir um produto por indicação sua, mas, só aquele e nada mais.

Você não terá a chance de, quando as pessoas te conhecerem mesmo que virtualmente, indicarem seu produto ou serviços para outras pessoas, porque elas não te conhecem.

Ou seja, você não criou um vínculo onde você passa confiança no que faz e fala.

Ao contrário de quando você cria autoridade, ou seja, você fala de um determinado assunto que você domina realmente e fala dele com excelência.

• Lista de e-mail (e-mail Marketing)
Ao contrário do que pensa a maioria dos empreendedores digitais, o e-mail marketing NÃO está extinto. Muito pelo contrário, quem deixa de utilizar essa ferramenta poderosíssima de comunicação, pode estar sim, deixando de ganhar muito dinheiro.

Esta é uma ótima forma de alavancar seu negócio digital. O e-mail marketing é a comunicação entre a empresa e seus consumidores ou clientes potenciais, via e-mail.

Blog

Vários sites e pessoas relacionadas diretamente ao marketing de conteúdo, dizem que os resultados com Blog, vem somente a longo prazo. Não necessariamente. Seguindo algumas técnicas básicas é possível alavancar as interações, em um espaço de tempo mais curto e ter sucesso com o seu blog.

Vamos a algumas dessas técnicas:

O domínio e a plataforma escolhidos são muito importantes. Pois é a partir deles que o seu blog ficará com boa visibilidade ou não.

Ou seja, se será responsivo.  É quando o seu blog consegue ser visualizado normalmente, com uma aparência melhor, sem problemas de enquadramento, de qualquer dispositivo.

Desktop, tablet ou celular. Principalmente pelo celular, pois quando o blog não é
responsivo o acesso pelo celular fica impossível, a leitura fica desagradável,fazendo assim, com que as pessoas desistam de continuar com a leitura do seu artigo. Elas vão embora do seu blog.

E para isso, é fundamental utilizar um bom tema par o seu blog. Um tema que seja responsivo e voltado para conversões. Como o que uso no meu Blog que é o Tema Wolf WP.

4 – Crie Conteúdos de Qualidade

Já falamos muito e continuamos frisando:

Conteúdo de Qualidade é fundamental para o andamento do seu negócio no Marketing Digital.

Um bom conteúdo cria um vínculo com a sua persona. Agrega valor, educa, e dá autoridade para o seu blog.

Isso encoraja seu potencial cliente a fechar negócio com você baseado nos excelentes conteúdos que você posta. Esses conteúdos precisam resolver as “dores” de quem clicou nele procurando realmente resolver um problema.

Para tentar entender o que seu público procura, inove no conteúdo. Procure variar os formatos, tamanhos de textos, curtos ou longos, vídeos, infográficos e veja qual dessas estratégias está dando resultado para o seu blog.

E neste artigo você ficou sabendo como ter uma estrutura de negócio online.

Comece agora seu negocio online.

Veja com qual delas o seu público interage mais e melhor. Os vídeos, particularmente, aguçam mais a
curiosidade das pessoas. Seja original.

Não seja o mais do mesmo.

Até o próximo artigo!!

Sobre o Autor

Bete Lopes
Bete Lopes

"Oi! Sou a Elisabete Lopes. Sempre trabalhei no mundo corporativo. Fora do mercado de trabalho, encontrei no Empreendedorismo Digital minha forma de trabalhar em casa. Compartilho conteúdos relacionados a Blog, Marketing Digital, Marketing de Afiliados e ideias de trabalho em casa. Compartilho tudo isso com pessoas que buscam, assim como eu, liberdade para trabalhar no que quiser. Um abraço!"

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