o-que-sao-backlinks

Descubra o que são backlinks e qual a importância deles para seu blog.

Neste artigo você saberá tudo sobre eles e como dar mais relevância ao seu blog ou site.

Quando precisamos de alguma informação e vamos até o Google, a primeira coisa que fazemos é digitar o assunto na busca e “passar os olhos” nos primeiros resultados.

E logo já escolhemos um e clicamos. Certo? É o mais comum. Quase ninguém vai até a página 2 para continuar a busca no Google.

Por isso a importância de estar na primeira página do Google. E essa é a busca incessante de todos nós, empreendedores digitais.

Você pode utilizar várias formas, várias estratégias para conseguir esse feito.  E uma delas é, com certeza, os backlinks. Os backlinks irão te ajudar a ranquear seus artigos e, aos poucos, gerar autoridade para o seu blog ou site.

Mas, não tenha pressa para que isso aconteça. Para conseguir backlinks de qualidade é preciso gerar conteúdos de qualidade.

Em hipótese alguma você deve “comprar” backlinks. Isso só vai te prejudicar e você ainda poderá ser penalizado pelo Google. Que não dará a menor importância para seus conteúdos que tiverem esse tipo de backlinks.

Então vamos esclarecer um pouco mais sobre o que são backlinks.

O que são backlinks?

A pergunta que não quer calar:

O que são backlinks? São links que direcionam o leitor para outras páginas ou sites da internet. Ou para páginas do mesmo domínio ou para domínios diferentes.

No seu artigo você pode gerar backlinks tanto para o seu próprio blog, ou para outro blog, desde que falem sobre o mesmo assunto.

Leia também:

<<SEO para Blog- 11 Técnicas para Otimizar seus Conteúdos>>

 

Gerando backlinks internos, ou seja, para dentro do seu próprio blog, você consegue fazer com que o usuário fique por mais tempo no seu blog e consuma seus conteúdos. Isso é muito importante para que a taxa de rejeição do seu blog diminua. Aí entra também um bom SEO para melhorar ainda mais os seus artigos.

 

Você pode, também, criar backlinks que apontem para outro site ou blog. Principalmente quando o seu artigo não abordou o tema em toda sua complexidade, ou seja, quando você não abordou determinados tópicos e acredita que o usuário encontrará esse assunto que faltou, em outro site.

Bem como os backlinks que trazem as pessoas para o seu blog. Isso ocorre quando um blog externo inclui em algum artigo dele, um link que aponte para um determinado artigo do seu blog.

Desta forma, esse blog ou site, informa para o usuário que no seu conteúdo ele encontrará o que procura para solucionar seu problema ou dúvida.

O uso “consciente” e estratégico dos backlinks e de SEO vai te ajudar a ficar bem posicionado nos mecanismos de busca do Google e trazer bastante tráfego para o seu blog.  Viu só? Tamanha a importância dos backlinks para o seu blog?

Antes de mais nada, é preciso que você conheça os dois tipos de backlinks existentes.Vamos a eles?

Link Dofollow

Esses são os links “do bem”. São os links que passam autoridade de uma página para outra.

Por exemplo: Se no seu blog você fala sobre Templates para Blogs  e um site mais renomado, com mais autoridade que o seu, adiciona um link direcionando, apontando para o seu blog falando deste mesmo assunto, isso fará com que o seu artigo passe a ter mais relevância.

E consequentemente, você começa a ser referência naquele assunto.

Isso também acontece quando você direciona links dofollow para o seu próprio blog. Em suma, adicionar backlinks dofollow só reforça que a página é confiável e transmite uma mensagem positiva para o Google.

Links Nofollow

Já esses links, não passam autoridade alguma para página nenhuma. Quando você adiciona uma tag nofollow, você elimina qualquer possibilidade de relacionamento para com o site que você linkou.  Para que fique claro, os links nofollow são aqueles que provém de sites duvidosos.

Backlinks servem para…

Principalmente para melhorar a experiência do usuário no seu blog. Mas, isso não é tudo. Ele mostra para os usuários do seu blog onde eles conseguem conteúdos relacionados aquele mesmo assunto, mas com maiores detalhes, por exemplo.

Isso reforça a credibilidade do seu blog perante os usuários dele. Porque eles sabem que podem sempre encontrar as respostas que procuram através dos seus artigos e de artigos de blogs e sites confiáveis, além do seu e indicado por você.

Backlinks tem relevância?

Sim!!! Muita!! Quando seu blog aparece frequentemente em outros blogs ou sites do mesmo nicho que o seu, isso aumenta , e muito, a relevância do seu blog.

Dessa forma, você fica bem posicionado e vai atraindo tráfego de maneira orgânica!

O que é muito bom! Backlinks de qualidade, ajudam a informar ao Google que o conteúdo que você compartilha é de qualidade e que, por conta disso, merece estar nas primeiras posições das buscas por palavra-chave.

Como conseguir estas preciosidades?

  1. Engaje em páginas parceiras;
  2. Invista em conteúdos atrativos;
  3. Parcerias estratégicas;
  4. Utilize ferramentas específicas para conhecer os backlinks da sua concorrência, como o Moz.
  5. Faça cometários relevantes em artigos de blog do mesmo nicho;
  6. Compartilhe seus artigos no site Medium.
  7. Faça web 2.0.

Neste artigo você ficou sabendo um pouquinho mais sobre o que são backlinks, a importância deles para o seu blog ou site e como eles podem te ajudar nas suas estratégias de Marketing Digital.

Traga backlinks de qualidade para seu blog, fique bem posicionado e seja encontrado pelos mecanismos de busca do Google.

Obrigada por ler e até o próximo artigo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Bete Lopes
Bete Lopes

"Oi! Sou a Elisabete Lopes. Sempre trabalhei no mundo corporativo. Fora do mercado de trabalho, encontrei no Empreendedorismo Digital minha forma de trabalhar em casa. Compartilho conteúdos relacionados a Blog, Marketing Digital, Marketing de Afiliados e ideias de trabalho em casa. Compartilho tudo isso com pessoas que buscam, assim como eu, liberdade para trabalhar no que quiser. Um abraço!"

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Os 7 Maiores Mitos do Marketing Digital-Você Pode Estar se Enganando! disse:

    […] verdade é que considerar o SEO como um projeto único é um erro. Backlinks, otimização, pesquisa de […]

Este site usa cookies. Ao utilizá-lo, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.

Don`t copy text!