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Muitas pessoas têm dúvidas sobre como começar no Marketing Digital.

Marketing digital é uma forma de divulgação de produtos e serviços, conteúdos digitais como e-books, por exemplo, exclusivamente via internet .

Por meio dele, o produtor  promove seus produtos e serviços e, também sua marca através da rede mundial de computadores.

Essa divulgação é feita através de links que o produtor disponibiliza através de seu produto digital.

Uma vez que uma pessoa se afilia a esse determinado  produto e começa a divulgá-lo através das suas redes sociais, ela recebe um determinado valor em comissão pela vendas daquele produto.

Esse é o princípio básico do Marketing Digital. Empresas passaram a investir no marketing digital pelo fato de a internet ser o meio mais rápido de transmitir informações,algumas vezes, em tempo real.

O objetivo dos empresários é fazer com que os consumidores conheçam e encontrem a sua empresa, para, assim, conquistar a confiança de seu público-alvo.

Para os empreendedores online, é muito importante ganhar a confiança do público na sua marca, serviços e produtos e, assim, iniciar e manter o bom relacionamento com os seus clientes.

Ao contrário das formas tradicionais, o marketing digital é, sem dúvidas, o melhor investimento que qualquer empreendedor pode fazer para a sua empresa.

O marketing digital permite ao empreendedor, criar estratégias para atrair o público e introduzir sua marca em diversos canais digitais, desde e-mails a redes sociais.

Como Organizar o Tempo

Saber gerenciar o tempo gasto nas redes sociais é primordial para o bom andamento do seu trabalho para começar no Marketing Digital. 

O fato de você já estar navegando na internet em função do seu trabalho, pode tirar o seu foco e você acaba querendo dar uma olhadinha no seu perfil pessoal do Facebook, conferir as mensagens do WhatsApp, enfim.

Isso pode te distrair. Uma questão bem comum para quem trabalha diretamente com redes sociais é: como otimizar a gestão do tempo gasto com os canais de mídia sociais? É possível separar o que é trabalho e o que não é?

É difícil, mas , é possível separar sim. Manter a ordem mental e a disciplina quando se “respira” internet o dia todo é meio complicado.

Por isso, planejar o conteúdo ajuda a manter a estratégia sem perder o foco. Isso ajuda a não acumular muitas tarefas e o trabalho flui melhor. Organização é essencial.

Traçar uma meta, planejar e executar, esse é o melhor caminho. O marketing digital é uma ferramenta poderosa. Essa ferramenta tem o poder de atrair pessoas do mundo todo, ou seja, você pode divulgar o seu negócio no Brasil e no exterior.

O Marketing Digital pode te gerar dinheiro, reconhecimento e principalmente qualidade de vida. Você trabalha e gerencia seus negócios online sem sair do conforto da sua casa e de perto da sua família. Você “leva” o trabalho para onde você estiver.

Nos dias atuais tudo gira em torno da internet, “respiramos” internet. O mundo está conectado e não podemos ficar de fora. Temos que acompanhar a evolução dos tempos.

Agora vamos aos primeiros passos de Como Começar no Marketing Digital. Vamos lá?

1- Acredite no Mercado Digital

Apesar do que muitas pessoas pensam, o Marketing Digital é um seguimento que só cresce e tende a crescer muito mais nos próximos anos.

É um mercado promissor, pois trata-se de um trabalho sustentável se você executar e se empenhar da forma correta. Não é milagre, é trabalho e perseverança.

No Brasil ainda é um mercado pouco explorado se comparado a países estrangeiros como os Estados Unidos, por exemplo.

2 – Pesquise sobre seu Nicho de Mercado

Antes de se afiliar a um determinado produto, pesquise sobre o seu potencial público. Se aquele produto tem um público-alvo e, principalmente, se você mesmo, gosta de falar sobre aquele assunto.

Isso mesmo. Gostar do que você vai promover faz toda a diferença na hora da divulgação. Uma vez que você se interessa por aquele determinado assunto, você com certeza falará dele com mais segurança e autoridade.

3 – Tenha sua Estrutura Online

Ter uma estrutura faz toda diferença. Mas, o que é ter uma estrutura?

É você criar uma Fanpage de nicho no Facebook, ter um site ou blog, Instagram para negócios, ou seja, canais de comunicação para que você possa se comunicar e interagir com a sua audiência e não somente pensar em vender um determinado produto para ela.

Agregue valor para a seu público. As vendas são importantes sim, e muito, mas, antes disso pense em conteúdos que possam fazer com que você tenha uma audiência fiel e que queira sempre interagir com você pelo fato de gostar do que você tem a dizer para elas em suas postagens.

As vendas são consequência de todo esse seu trabalho.

4 – Escolher o Produto 

Escolha um produto, para promover, ou divulgue um que você já tenha. Eu explico melhor. Muitas vezes as pessoas já possuem uma determinada habilidade para fazer algo.

Você pode expor para a internet que você trabalha , por exemplo, com Bolos, Doces, Artesanato, Salgados, enfim. Produza, tire fotos e poste nas suas redes sociais.

Divulgue para seus amigos e parentes e também direcione para o público-alvo que consumirá aquele determinado produto.

Na hora da escolha de um produto digital para promover, escolha o que tem mais informações sobre ele, ou seja, verifique o conteúdo que o produtor disponibiliza para que você possa fazer seu trabalho de divulgação com base nas informações detalhadas do produto.

5 – Conteúdo de Qualidade

Entregar um conteúdo de qualidade faz toda a diferença para quem quer se manter no mercado do Marketing Digital.

Não é somente sair escrevendo qualquer coisa e achar que as pessoas consumirão aquele conteúdo.

Pesquise antes de escrever, mesmo que você já tenha um certo conhecimento sobre aquele assunto é sempre bom pesquisar e se aprimorar para que seu conteúdo e seu conhecimento fiquem cada vez melhores.

E isso fará com que a sua audiência sempre volte ao seu blog/site para conferir e compartilhar seu novo artigo.

6 – Estratégias de SEO

Este é o principal item para que seus artigos fiquem bem posicionados nos mecanismos de busca do Google. Mas, o que é SEO? A sigla significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), ou otimização de sites.

SEO é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site ou blog nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Este é um trabalho minucioso e muito importante que não deve, em hipótese alguma, ser ignorado antes de divulgar seus seus conteúdos na internet.

7 – Criar uma Lista de e-mail (e-mail marketing)

Daí você diz: “Ah, não preciso trabalhar com e-mail marketing. Tenho as redes sociais para divulgar meus produtos.” Certo? Errado! Se você ,assim como a maioria das pessoas, usa as redes sociais para divulgação de seus conteúdos, produtos, enfim, deve saber o quão restrito está se tornando as divulgações.

Se você não fizer um anúncio pago, fica complicado divulgar seus links de afiliado, por exemplo, sem o Facebook te bloquear ou dificultar bastante para que você conclua aquela postagem não é mesmo?

Assim, dificultando que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo. Você consegue divulgar de forma orgânica, mas é bem mais trabalhoso não é? Aí entra a importância do e-mail marketing.

Mesmo porque, assim como o Orkut, as redes sociais podem acabar sem prévio aviso.

Você não tem controle algum sobre isso.

Aí é que está o problema. Se uma determinada rede social acaba, você perde todos os seus contatos, seu perfil, enfim.

Nunca mais terá acesso as informações dos seus clientes. Já com o e-mail é diferente. Os contatos são seus. Ninguém os tirará de você. Você tem controle absoluto sobre os seus contatos.Percebe a importância dos e-mails?

8 – Invista em Conhecimento

Para começar a colocar tudo isso em prática e como começar no marketing digital é preciso algo mais importante do que tudo que mencionamos neste artigo. Conhecimento! Seu conhecimento! Invista em aprendizado.

Esteja sempre antenado nas atualizações do mercado digital. Pesquise, estude, seja curioso. Invista em um Curso Online que te ensine como começar no marketing digital e aprenda a colocar em prática todas essas dicas que falamos aqui.

Um Curso para Trabalhar com Marketing Digital irá com certeza, te ajudar e muito, a dar o pontapé inicial no seu negócio online.

Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Um Abraço e até o próximo artigo! 🙂

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Bete Lopes
Bete Lopes

"Oi! Sou a Elisabete Lopes. Sempre trabalhei no mundo corporativo. Fora do mercado de trabalho, encontrei no Empreendedorismo Digital minha forma de trabalhar em casa. Compartilho conteúdos relacionados a Blog, Marketing Digital, Marketing de Afiliados e ideias de trabalho em casa. Compartilho tudo isso com pessoas que buscam, assim como eu, liberdade para trabalhar no que quiser. Um abraço!"

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