Começar do zero no Marketing Digital pode não ser uma tarefa muito fácil. Porém, se você realmente tem vontade de aprender e ingressar nesse ramo, você precisa começar.

Neste artigo eu te trago a forma correta em apenas 7 passos.

Mas, já te adianto que: se você está procurando uma forma de ganhar dinheiro fácil na internet e sem esforço, então este artigo não é para você!

 

Marketing Digital é paciência, persistência, esforço e muita dedicação. Pois muitas vezes não queremos sair da nossa “zona de conforto”. Isso é do ser humano. Mas, quando os resultados começam a chegar, porque eles chegam sim, vale todo o esforço.

Vou listar os 7 passos pra você começar do zero no Marketing Digital da forma correta. Então, vamos lá?

1º Passo: Pesquise

Pesquise sobre outros empreendedores que falam sobre o mesmo nicho que você quer começar a atuar. Acompanhe a trajetória deles. Como começaram e o que fizeram para chegar onde estão hoje.

Acompanhe o canal no YouTube, o blog, e veja o que a audiência deles procura quando acessa os canais de comunicação desses empreendedores.

Quais são as “dores” desse público? O que mais eles tem interesse? E a partir daí, você já consegue se basear e saber que rumo tomar para iniciar o seu negócio.

Desta forma você já consegue saber se o que você pretende fazer, nesta área de atuação, é promissor ou não.

2º Passo: Eduque-se

Tenha em mente que este será o seu trabalho agora. Portanto, pense e aja assim. Se você deixar bem claro para você mesmo, para sua mente que este é o seu trabalho, mesmo estando sendo executado na sua casa, ela, sua mente, não vai conseguir te boicotar.

Boicotar?! Como assim? Simples! É do próprio ser humano não querer sair da sua “zona de conforto”. Se você não encarar seu negócio como seu trabalho, de fato, você vai deixar e fazer e agir como tal.

Você vai acabar deixando de fazer o que precisa ser feito. Ou porque você está cansado, ou porque tem um compromisso, enfim. Várias desculpas que te boicotam.

Isso porque, como você está trabalhando em casa. Você inconscientemente, pode agir assim.

3º Passo: Escolha o Nome para o seu Projeto

Dependendo do nicho que você for atuar, pense muito bem antes de escolher o nome que dará ao seu projeto. Ele será a sua marca na internet. Então, escolha um nome que represente muito bem o seu projeto.

E se não for um nicho muito específico, você pode optar por um nome que dê abertura, um “gancho”, digamos assim, para outros assuntos relacionados ao seu nicho principal.

Por exemplo: o meu projeto se chama Sua Renda em Casa, então eu posso falar sobre renda extra, formas de trabalhar em casa, trabalhos freelancer, enfim. Mas, meu nicho principal é Marketing Digital. No meu Blog, a maioria dos meus artigos são sobre Marketing Digital.

4º Passo: Escolha do Domínio

Entretanto, você já escolheu o nome do seu projeto, então fica mais fácil escolher o nome do domínio. Dê preferência a nomes mais curtos. Nada muito longo e complicado. Nome em inglês, nem pensar! Nomes mais curtos são mais fáceis de memorizar e digitar. Assim, a probabilidade de erros são bem menores.

Seja o mais objetivo possível e deixe seu domínio com um nome fácil de ser lembrado e de ser digitado. Para você começar do zero no Marketing Digital, sem errar. Pense nisso!

5º Passo: Monte sua Estrutura

Logo de início você já precisa pensar que, o quanto antes, vai precisar montar sua estrutura. E o que é essa estrutura?

  1. Blog;
  2. Canal no YouTube;
  3. Perfil em alguma rede social de sua preferência;
  4. Serviço de e-mail Marketing

De preferência, já no começo por um blog profissional. Com ele você vai usar um Template Responsivo e que se adeque perfeitamente a dispositivos móveis.

Com um blog gratuito dá para começar? Sim dá. Mas, pense no trabalho que você terá para transportar todo aquele conteúdo para o seu blog profissional. Existem plataformas de domínio e hospedagem de sites, que tem preços bem acessíveis.

Faça um esforço e já comece com domínio e hospedagem pagas.

O seu canal no YouTube será a sua porta de entrada. Pois todos nós sabemos que as pessoas se conectam muito mais facilmente através dos vídeos.

A sua Fan Page no Facebook servirá para que você compartilhe seus conteúdos gerados no seu blog, no seu canal do YouTube. E, assim começar a construir sua audiência.

No caso do serviço de e-mail marketing, você pode começar com a E-goi que é gratuita até 5000 (cinco mil) contatos. Quantidade excelente para começar né? A plataforma é toda em português (Brasil) e tem um excelente suporte. Eu uso e recomendo a E-goi.

6º Passo: Não Misture as Coisas!

Como assim?! Por exemplo: você optou pelo nicho de Marketing Digital, mas você também gosta de confeitaria, música, vida saudável, enfim. Daí você se afilia a esse monte de produtos diferentes e sai disparando link pra todo lado, fazendo SPAM.

O famoso “atirar pra todo lado” pra ver se acerta algum alvo. Sabe como é? Não faça isso!

Pensa: as pessoas já te conhecem. Vão lá na fan page que você criou para falar de vida saudável e se deparam com um post enorme que ensina a fazer bolos confeitados e docinhos para festa! Que credibilidade você vai conseguir fazendo isso? Nenhuma!

As pessoas saem da sua página e não voltam mais. Você não vai passar credibilidade e confiança agindo assim. Construir sua autoridade, então, nem pensar! Escolha apenas um produto e trabalhe nele. No seu nicho principal.

Isso quer dizer que você não pode divulgar outros produtos? Sim, pode! É claro que pode. Mas, não tudo misturado.

Crie canais de comunicação diferentes para cada produto. Existem outras formas de divulgar produtos de vários nichos diferentes.

7º Passo: Estabeleça Metas

No começo do seu negócio, estabeleça metas a curto prazo. Metas alcançáveis. Pra você não se decepcionar e pensar em desistir. Outa meta: Tire a palavra “desistir” da sua Vida!!

O começo não vai ser fácil. Terão dias que você não vai conseguir fazer nada, vai dar tudo errado. Você vai ver tanta coisa nova. Coisas que você nunca viu e nem nunca ouviu falar na sua vida.

E você vai se questionar: “Meus Deus o que é isso? O que eu estou fazendo aqui!” Mas, é assim mesmo. E se isso te consola, você não está sozinho.

Todos nós que optamos por empreender e trabalhar em casa , pela internet, passamos por isso.

Até chegar o dia em que essas “novidades” vão fazer parte da sua rotina e você vai tirar tudo isso de letra.

Mas, e você? O que te impede de começar a trabalhar em casa pela internet? Quais são os seus medos?

Te convido a conhecer meu Canal no YouTube onde falo muito mais sobre assuntos relacionados ao Marketing Digital. Vem conhecer!

Espero que este artigo tenha sido útil pra você de alguma forma. E que tenha te ajudado. E para saber como eu aprendi a trabalhar com Marketing Digital, eu te convido a conhecer o Fórmula Negócio Online do Alex Vargas.

Que foi o treinamento que eu fiz e faço, e que me abriu todo esse horizonte de conhecimento, sobre coisas que eu nem sabia que existia.

Obrigada por ler e eu te espero no próximo artigo! Um abraço!

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Bete Lopes
Bete Lopes

"Oi! Sou a Elisabete Lopes. Sempre trabalhei no mundo corporativo. Fora do mercado de trabalho, encontrei no Empreendedorismo Digital minha forma de trabalhar em casa. Compartilho conteúdos relacionados a Blog, Marketing Digital, Marketing de Afiliados e ideias de trabalho em casa. Compartilho tudo isso com pessoas que buscam, assim como eu, liberdade para trabalhar no que quiser. Um abraço!"

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site usa cookies. Ao utilizá-lo, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.

Don`t copy text!