O e-mail marketing vale a pena? Sim! É uma ferramenta poderosa para o seu negócio.

Afinal, é através dele que você irá capturar contatos de e-mail para poder oferecer suas recompensas digitais,

segmentar seu funil de vendas e principalmente captar seus leads.

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A princípio, o e-mail marketing foi visto como SPAM e mensagens intrusas, ou seja, mensagens que as pessoas não pediram para receber em seus e-mails.

E isso incomodava muito as pessoas que, em nenhum momento, pediram para receber aquelas mensagens.

E isso ninguém gosta, não é?

Porém, com o tempo surgiam as ferramentas de automação, que servem para que as pessoas recebam as

mensagens certas e, principalmente, as mensagens que pediram para receber.

Além de ser uma excelente ferramenta para profissionais do Marketing Digital, o e-mail marketing pode

ser uma ótima oportunidade para que seu negócio avance ainda mais.

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O que é e-mail marketing? Será que Vale a Pena?

E-mail marketing é a comunicação entre as empresas e seus clientes, consumidores ou potenciais clientes,

via e-mail.

Por exemplo: você já deve ter recebido no seu e-mail, ofertas de algum produto, solicitação de algum

banco para que você abra conta, promoções, enfim. Isso é o e-mail marketing.

Desde que começou a ser utilizado, era visto apenas como a versão digital da mala direta.

Lembra da mala direta?

Aquelas cartas que recebíamos pelo correio que era exclusivamente de propaganda.

Logo, o e-mail marketing era visto somente como um enorme meio de comunicação em massa.

Onde eram enviados e-mails pra todo mundo sem nenhuma segmentação.

No entanto, isso costumava deixar as pessoas irritadas, pois elas não tinham pedido para receber

aquela avalanche de propagandas.

O Que Muda no E-mail Marketing?

Desse modo, os profissionais, principalmente de marketing digital, enxergam o e-mail marketing

como uma poderosa estratégia para o seu negócio online. E um modo pessoal de estar sempre

em contato com seus clientes.

O e-mail marketing é uma ótima alternativa para captar endereços de e-mail e segmentar, melhor, suas campanhas.

 

O que muda no e-mail marketing é que:

quando você faz uma postagem nas Redes Sociais, por exemplo, você não sabe ao certo quantos dos

seus seguidores irão receber aquela postagem.

Isso porque o algoritmo pode não entregar aquele conteúdo para todas as pessoas por achar quem

nem todo aquele público é relevante para receber aquele conteúdo.

Ao passo que, com o e-mail marketing isso jamais acontece. Se você criar uma campanha e determinar

que 500 dos seus contatos de e-mail irão receber aquela campanha, os exatos 500 contatos irão recebê-la.

A não ser que ocorra algum problema, mas esse recebimento é previsível.

Em contrapartida, nas redes sociais é imprevisível saber sobre o recebimento do seu conteúdo.

Para que você possa começar com essa estratégia, é preciso que você tenha um domínio

(exemplo:”seublog.com.br”) e uma ferramenta de e-mail marketing.

E-mail marketing vale a pena? Somente até aqui já deu para perceber que sim. Não é?

Defina uma Ferramenta de E-mail Marketing

 

Definir uma boa Ferramenta de e-mail Marketing é essencial. Existem várias opções no mercado,

incluindo as ferramentas gratuitas, que pode ser uma boa opção para quem está começando.

A Nitronews é um serviço de e-mail marketing gratuito e bem fácil de configurar e utilizar.

O e-mail marketing é uma ferramenta que vale a pena utilizar.

Uma vez que você autoriza uma empresa a enviar e-mails para sua caixa de entrada, que é tão pessoal,
você dá abertura para um relacionamento mais próximo com aquele contato.

Assim, vai nutrindo e trabalhando para que ele se torne um lead.
Essa aproximação facilita muito esse processo.

Em suas estratégias, o e-mail marketing tem

algumas funções que são muito importantes:

Engajamento com seus leads: quando alguém se cadastra na sua lista de e mail, o que ela espera é

receber conteúdos de tempos em tempos.

Porém, por incrível que pareça, existem empresas que esquecem de mandar conteúdos para sua base de e-mails.

Logo, use a estratégia para engajar com seus leads. Isso faz com que ele se lembre de você e se torne

seu potencial cliente.

Compartilhar seus conteúdos: se você tem um blog, com certeza, você quer que seus posts ganhem

mais visibilidade na internet, certo?

Você pode mandar um boletim informativo, newsletter, toda vez que tiver post novo no seu blog.

Assim você consegue mais visibilidade na internet.

Educar e nutrir seus leads: com essa estratégia é possível transformar as pessoas que assinaram sua lista,

em seus leads.

E esses leads, em possíveis clientes. Envie mensagens personalizadas através da segmentação.

Vendas: Esse é o intuito principal, não é mesmo? Nós também recebemos muitas mensagens de ofertas em

nosso e-mail. Ofertas que, basta um clique, para que tenhamos realizado uma compra, por exemplo.

Mantenha o Relacionamento com seus Clientes

Em primeiro lugar, o relacionamento entre clientes e consumidores é importantíssimo.

Após efetuar  sua venda, não abandone o cliente.

Procure sempre mantê-lo informado, por e-mail, sobre seus conteúdos e produtos que possam

interessá-lo e não o perca de vista!

Esteja sempre em contato, também, o pós vendas. É muito importante.

A fim de estreitar ainda mais o relacionamento.

Use essa ferramenta poderosa nos seus negócios online! Depois de escolhida a ferramenta

de e-mail marketing que irá utilizar, é hora de escolher o template.

 

Escolha Temas Responsivos, ou seja, que tenha ótima visualização também pelos dispositivos móveis ,

como celular ou tablet. Isso é muito importante, pois a maioria dos e-mails são abertos em
dispositivos móveis.

Entretanto, não exagere nas imagens do seu e-mail. Procure mesclar imagem e texto para que o leitor

foque apenas no conteúdo da mensagem ou na sua CTA (call to action). Seja simples.

Jamais Compre Listas de E-mail!

Entretanto, endereços de e-mail mudam, as pessoas as vezes não utilizam mais ou simplesmente

saem da sua lista.

Isso é normal. Mas, daí a primeira coisa que você pensa é: vou comprar uma lista de contatos.

NÃO FAÇA ISSO NUNCA!! Quando alguém te fornece o e-mail, de livre e espontânea vontade,

é porque ela realmente escolheu receber seus conteúdos. Ao contrário de uma lista de contatos comprada.

A fim de conseguir mais leads, você sai disparando e-mails pra todo mundo e isso não é

legal para a imagem do seu negócio.

Sobretudo, não é nada profissional.

Mesmo porque, muitos contatos dessas listas compradas, vem com erros, faltando letras, incompletos,

enfim, e não serão entregues.

Ou serão entregues e irão diretamente para a caixa de SPAM. E pior!

Você perderá seu tempo preparando campanhas para disparar e-mails para pessoas que

não estão nem um pouco interessadas naquilo que você está enviando. Pense nisso.

Comece a Construir sua Lista de e-mail Marketing

Portanto, comece a construir sua lista de e-mail, instalando no seu blog uma caixa de captura de e-mail.

Para que as pessoas que visitam, se inscrevam na sua lista. Ofereça uma recompensa digital para isso.

Como um e-book, um infográfico, etc, em troca do e-mail do visitante.

 

O Tema Wolf WP é um tema  que responde muito bem a essa estratégia. E muito responsivo e muito

fácil de utilizar.

É o tema que uso no meu blog.

Entretanto, não peça muitas informações para que a pessoa se cadastre. Peça apenas o e-mail e o nome.

Evite objeções por parte dela. Envie sempre conteúdos que gerem valor para seus contatos.

Use textos curtos. Seja claro e objetivo. As pessoas não tem muita paciência, hoje em dia, caso contrário

elas pode desistir de ler e assim você perde esse contato.

Não Use uma Linguagem Muito Formal nas Mensagens

Use uma linguagem mais informal, como se estivesse falando com um amigo mesmo. Chame-o pelo nome.

Mas, se atente a não falar gírias e nem “piadinhas”, afinal quem está do outro lado não é seu amigo pessoal.

Depois de tudo isso, você pode começar a pensar em avançar um pouco mais.

Pense em personalizar suas mensagens para enviar para o público certo de cada conteúdo. Ou seja,

segmentar seus e-mails de acordo com cada conteúdo que você produz.

Otimizar suas campanhas e criar seu plano de ação.

Defina o tipo de e-mail e para quem será enviado. Defina também a periodicidade dos envios.

Organize seu calendário e organize o conteúdo a ser enviado.

Essa estratégia, com certeza, lhe trará muitos leads e futuros clientes.

 

Só para exemplificar,  aproveite os recursos dessa ferramenta poderosa para o seu Negócio Digital!

Com o tempo e, se bem segmentada, sua lista aumentará e consequentemente seus ganhos também.

E aí? E-mail Marketing Vale a Pena? Você a utiliza como estratégia de negócio?

Deixe nos comentários, a sua opinião. Vou gostar muito de saber.

Um abraço e até o próximo artigo!

Sobre o Autor

Bete Lopes
Bete Lopes

"Oi! Sou a Elisabete Lopes. Sempre trabalhei no mundo corporativo. Fora do mercado de trabalho, encontrei no Empreendedorismo Digital minha forma de trabalhar em casa. Compartilho conteúdos relacionados a Blog, Marketing Digital, Marketing de Afiliados e ideias de trabalho em casa. Compartilho tudo isso com pessoas que buscam, assim como eu, liberdade para trabalhar no que quiser. Um abraço!"

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