11 Ferramentas Gratuitas para Empreendedores Digitais

11 ferramentas gratuitas para empreendedores digitais, práticas e fáceis para usar no seu negócio.

Tanto por serem gratuitas, quanto pela praticidade e facilidade no uso.

Quando decidimos empreender e começar com nossa estrutura de negócio, algumas ferramentas são imprescindíveis para que nosso projeto tenha destaque.

Contudo, quando estamos começando nosso projeto online ou físico, não possuímos muitos recursos financeiros para investir.

E por isso precisamos utilizar as ferramentas gratuitas, porém não menos importantes, para que nosso projeto fique com “a nossa cara”,  bem otimizado e atraente para nossa audiência.

Então, vamos as 11 Ferramentas Gratuitas para Empreendedores Digitais- Práticas é Fáceis

1- Blog (11 Ferramentas Gratuitas)

Sim! Blog gratuito!

Quando iniciamos nosso projeto é imprescindível que comecemos com um blog.

Pois é nele que vamos concentrar nossos esforços para que pessoas passem a visitá-lo, que é o tráfego, e assim possamos atingir mais pessoas realmente interessadas no que estamos oferecendo e passem a conhecer nosso trabalho.

É perfeitamente possível que um blog, mesmo sendo gratuito, fique muito bem otimizado e seja encontrado nos mecanismos de busca do Google.

Vou te dar 2 motivos cruciais que irão fazer você dar muito mais atenção a um blog e começar o seu agora mesmo:

  1. As redes sociais não são suas. Portanto quando o “dono” delas quiser, ele as tirará do ar quando bem entender e sem prévio aviso.

Sem se importar se você irá perder milhões de inscritos, milhões de seguidores, e principalmente, não levará em consideração todo o seu esforço depositado naquele projeto e todas as suas postagens maravilhosas.

Ele simplesmente, retira e pronto. Simples assim.

2. Postagens no Facebook e no Instagram, por exemplo, “envelhecem” e desaparecem muito rápido.

Quando você compartilha um post no Instagram ou no Facebook, passados alguns minutos elas já ficaram para trás. Já “envelheceram”. Foram sumindo a medida que entram novas postagens e ninguém mais as encontra.

Ao contrário do Blog, onde você compartilha seu artigo e ele fica na internet por anos! Sim, ele “envelhece” também, mas, as pessoas o encontrarão, passe o tempo que passar. E com certeza, esse artigo continuará resolvendo o problema de alguém.

2 – Canal no YouTube 

Por mais que você tenha “tremido” agora, só de pensar na possibilidade de ter que se expor, eu te digo por que você precisa ter seu canal no YouTube.

O YouTube é o segundo maior buscador para pesquisas de conteúdos. Só perde para o gigante Google. Apesar que o YouTube também é do Google.

E, segundo pesquisas, um grande número de pessoas prefere assistir vídeos. E baseado nessa pesquisa, eu te digo que o seu projeto, seja online ou físico, precisa estar no YouTube.

Mas, calma. Não precisa desistir do seu negócio só porque você não gosta de aparecer. É perfeitamente possível que você faça vídeos sem se expor. Desde que sua intenção não seja gerar autoridade no nicho que escolheu para atuar.

Caso contrário, para começar a construir sua autoridade, você precisa o quanto antes, começar a compartilhar seus vídeos no YouTube.

3 – Canva

O Canva é um site de ferramentas de design gráfico. É muito fácil de usar e possui inúmeros templates, imagens, fotos, ícones e muito mais.

Você cria uma conta e já começa a soltar a sua criatividade!

Com o canva é possível criar suas imagens para alimentar suas redes sociais. Com ele você faz thumbnails (capas para vídeos do YouTube), capas para fan page, logo para o seu projeto, posts para Facebook, Instagram, Twitter, entre inúmeros outros.

O serviço é gratuito, mas também conta com a versão Premium. Onde você, caso queira outras imagens, precisa assinar a versão. Você escolhe a imagem, paga por ela e utiliza.

Mas, eu já te adianto que a versão gratuita é muito completa. Você poderá fazer vários trabalhos para o seu projeto utilizando a versão gratuita, pois o banco de dados é bem completo.

4 – LinkedIn

Você sabia que pode usar o LinkedIn para compartilhar seus artigos ? O LinkedIn é a maior rede social profissional atualmente.

Primeiramente você cria uma conta, que é gratuita, e coloca a maior quantidade de informações possíveis sobre você e o seu negócio.

Completou o perfil? Então é hora de procurar as “conexões”, que é como são chamados os contatos por lá. Você pode se conectar com pessoas que você já conhece ou aquelas pessoas relacionadas ao seu nicho.

No LinkedIn você pode perfeitamente compartilhar os artigos do seu Blog e assim fazer com que mais pessoas passem a conhecer seu trabalho. E você também pode colocar seus links de afiliado dentro dos artigos.

Mas, lembre-se: O LinkedIn é uma rede mais profissional, portanto nada de piadas ou imagens “fofas” por lá. Ok?

5 – Medium

O Medium é um site mundialmente conhecido onde você também pode utilizar para compartilhar seus artigos.

Mas, caso você não tenha ainda um blog, não tem problema. Você cria uma conta no site Medium e passa a utilizá-lo para escrever seus artigos e compartilhar.

Você pode compartilhar seus artigos inclusive com seus links de afiliado dentro deles. E caso você já tenha um blog seu, você pode compartilhar os artigos do seu blog no Medium e passar a utilizar a autoridade do site Medium a seu favor. Como?

Escreva artigos bem estruturados, como se fosse em um blog mesmo. Com título, sub-título, palavra-chave, trabalhe o SEO, imagens, enfim.

 

Desta forma você consegue gerar Backlinks para o seu blog/site através da autoridade do site Medium.

 

Eu consegui colocar um artigo do meu blog na primeira página do Google através de um artigo postado no site Medium.

E o site Medium é mais uma das 11 ferramentas gratuitas para empreendedores digitais.

6 – E-goi 

A E-goi é uma plataforma de serviço de e-mail marketing, gratuita, muito utilizada. Principalmente por ser totalmente na língua portuguesa (Brasil), apesar de ser uma plataforma portuguesa (Portugal).

Com a E-goi você pode utilizar gratuitamente até 5000 (cinco mil) contatos na sua lista de e-mail. A partir daí, você precisa assinar um plano para utilizar.

Mas, convenhamos que 5000 contatos para quem está começando, já está de bom tamanho não é?

Você consegue trabalhar suas listas tranquilamente. É uma plataforma muito fácil de usar e também conta com programa de afiliados.  

7 – Pixabay

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Com certeza você conhece essa frase não é?

O Pixabay é uma plataforma de imagens que você pode utilizar no seu projeto online. E o melhor: livre de direitos autorais. As imagens são de altíssima qualidade e de diversos temas.

São milhares de imagens que serve para vários seguimentos. Você pode acessar tanto criando uma conta ou não. Sua versão original é em inglês, apesar do site ser em português. Portanto, eu sugiro que você faça as buscas em inglês, assim terá mais variedade de imagens.

Lá você conta com fotos, ilustrações, imagens, imagens vetoriais e vídeos curtos para usar como quiser. Faça download da imagem e solte a sua criatividade!

8 – Pinterest

O Pinterest, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é uma rede social. O Pinterest é um excelente banco de dados para te servir de inspiração para seus posts, vídeos, enfim.

Lá você encontra milhares de “pins” que podem te servir de inspiração quando você está meio sem ideias.

O Pinterest conta com milhares de acessos mensais e através dele você também pode criar seus próprios pins e compartilhar. Atraindo, assim, muito tráfego para onde você quiser.

Você pode compartilhar artigos do seu blog, vídeos do seu canal no YouTube, atrair as pessoas para o seu perfil do Instagram, Facebook, enfim. São inúmeras as possibilidades através do Pinterest.

Mas, para isso você precisa criar uma conta comercial. Inclusive você pode colocar seus links de afiliado nesses pins. Mas, isso precisa ser feito da forma correta para que você não seja punido.

Aprenda a trabalhar com o Pinterest de forma otimizada e atraia uma enxurrada de tráfego para o seu negócio!

9 – Google Meu Negócio

Esta é mais uma das 11 ferramentas gratuitas para empreendedores digitais que não pode faltar no seu negócio.

No Google Meu Negócio você só pode ter um endereço cadastrado. Seja ele online ou físico.Você preenche um cadastro com os dados da sua empresa/negócio e o Google irá te enviar uma carta.

Nesta carta o Google vai te enviar um código para ter certeza de que aquela empresa é sua mesmo. Quando você digita esse código e o mesmo é autorizado, sua empresa já fica visível e aparece nas buscas do Google.

E você pode escolher algumas informações que achar mais relevante para ficar a mostra quando alguém encontrá-la.

Pode ser fotos, avaliações de usuários, como chegar, horário de funcionamento, horário de maior movimento, enfim. Você escolhe.

Assim você ajuda os interessados a chegarem até você.

10 – Google Trends

O Google Trends te mostra as tendências. O que as pessoas estão procurando atualmente através das palavra-chave.

Você digita a palavra-chave referente ao assunto que você quer abordar e verifica se está tendo procura por quele assunto no momento da sua pesquisa.

Isso vai te ajudar na hora de falar sobre um determinado assunto. Pois você já sabe, com certeza, que muitas pessoas estão interessadas nele naquele momento.

11 – Google Alerts

O Google Alerts vai te ajudar quando você tiver sem inspiração para gerar conteúdos. Sabe como é?

É uma ferramenta onde você faz um cadastro gratuito, e informa sobre os assuntos que te interessam. Quando surgem assuntos iguais aos que você cadastrou, aparecem em alguma matéria, o Google Alerts te envia um e-mail te notificando sobre aquela matéria.

A partir daí você utiliza esta matéria como inspiração para o seus conteúdos. Lembrando que você pode informar com que frequência você quer receber esses alertas.

E estas foram as 11 ferramentas gratuitas para empreendedores digitais do nosso artigo de hoje. Existem muitas outras. Mas, vamos deixar para um próximo artigo.

E se você quiser saber como e onde eu aprendi a trabalhar em casa através da internet, acesse este link.

Trabalhe no conforto da sua casa e pertinho da sua família. Trabalhe com qualidade de vida!

Obrigada pela companhia e até o próximo artigo! Tchau!!

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Bete Lopes
Bete Lopes

"Oi! Sou a Elisabete Lopes. Sempre trabalhei no mundo corporativo. Fora do mercado de trabalho, encontrei no Empreendedorismo Digital minha forma de trabalhar em casa. Compartilho conteúdos relacionados a Blog, Marketing Digital, Marketing de Afiliados e ideias de trabalho em casa. Compartilho tudo isso com pessoas que buscam, assim como eu, liberdade para trabalhar no que quiser. Um abraço!"

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies. Ao utilizá-lo, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.

Don`t copy text!