Template pago ou gratuito? Qual usar no começo do seu negócio online.

É comum quando estamos começando nosso negócio online e precisamos montar nossa estrutura de negócios.

Essa é uma dúvida muito frequente, principalmente, quando pensamos em trabalhar com Blog. Que tipo de template usar?

 

Quando começamos a trabalhar com marketing de afiliados, por exemplo, é muito recomendado que comecemos, sim, com blog. Assim, a médio e longo prazo, vamos construindo nossa autoridade.

Porém, quando estamos iniciando um negócio, nosso maior problema é que ainda não temos dinheiro pra investir. Por isso, procuramos ferramentas gratuitas para começar.

E não é diferente quando se trata de ferramentas para Blog. No caso deste artigo estamos falando de Templates. Então vamos esclarecer o que é um Template.

O que é Template?

Template pago ou gratuito, nada mais é, do que o layout do seu blog, ou seja, o “visual” que o seu blog terá.

Sabe quando você entra em um blog para ler sobre um determinado assunto que você pesquisou, e de repente, se depara com aquela coisa meio bagunçada, digamos assim.

Imagens mal distribuídas, artigos meio fora do que deveria ser uma estrutura normal e amigável de um post.

 

Conheça o Tema Wolf WP – Template para Blog WordPress

 

Normalmente esse tipo de blog , usa Templates gratuitos. Não que você não possa utilizar, mesmo porque, quando estamos começando, não temos muita grana pra investir.

Trabalhando bem o SEO, você consegue ficar bem ranqueado nos mecanismos de busca do Google.

No caso de um template profissional, você tem inúmeras possibilidades de deixá-lo bem agradável para a sua audiência.

Você consegue colocar seus artigos tanto no lado esquerdo quanto no lado direito do blog.

Inclui várias informações importantes na sidebar e muito mais.

Coloca banners que direcionem para uma página de captura ou para um produto que você esteja promovendo como afiliado e deixa com uma “cara” bem mais profissional.

Isto sem falar que um template profissional é responsivo, ou seja, fica legível quando alguém acessa de dispositivos móveis, como celular ou de um tablet, por exemplo. As imagens não ficam distorcidas.

E segundo o Google Analytcs, um blog com template profissional ajuda a manter a taxa de rejeição (pessoas que entram e saem do seu blog e não interagem com ele) lá embaixo.

” A primeira impressão é a que fica.”

Templates Pagos / Prós e Contra

Prós:

  • Atualização:

Temas Premium tem a vantagem de estar sempre sendo atualizados e você já recebe essa informação diretamente no seu blog WordPress. É só clicar e atualizar.

  • Suporte:

Além disso os desenvolvedores do template oferecem suporte 24h. Normalmente por e-mail. Mas, alguns temas como o Wolf WP , por exemplo, você tem acesso a várias vídeo aulas que te mostram como configurar seu tema.

  • Funcionalidades:

Eles possuem muito mais funcionalidades. Isso possibilita a melhora na experiência , da sua audiência, com o seu blog. São simples de configurar e qualquer pessoa, mesmo sem experiência, consegue fazer isso.

  • Preço:

Essa é uma particularidade de cada template. Tem os mais caros e os mais acessíveis ao seu bolso. O template Wolf WP é um excelente template, totalmente voltado para conversão. Eu utilizo no meu blog.

O preço dele é totalmente acessível e, comparado a outros temas que já utilizei , este é o que deixa seu blog  com aspecto bem mais profissional além de lindo!

E o fato de ser barato, em hipótese alguma, significa que é ruim. Uso e recomendo. Estou muito satisfeita com ele.

Contra:

  • Exagero nos Recursos

Nem sempre um template caro é um template bom. As vezes, o excesso de recursos pode acabar atrapalhando o bom desempenho do template. Fazendo com que fique mais difícil de entender as funções e mais “pesado” também.

Isso dificulta, e muito, o trabalho de quem está começando neste mundo do Marketing Digital.

Templates Gratuitos / Prós e Contra

Prós:

Como o nome já diz, são gratuitos e não requer nenhum tipo de investimento por parte de quem está começando agora.

Tem vários modelos disponíveis de temas para que você teste e veja qual melhor se adapta ao seu negócio.

E por não disponibilizarem muitos recursos são muito fáceis de usar e você pode colocar, logo, no ar o seu blog e em prática o seu negócio.

Contra:

  • Atualização:

Não são atualizados com frequência e isso pode te prejudicar. Pois você fica para trás a respeito de alguns determinados recursos.

  • Suporte:

Tem também a questão do suporte. Pois ao contrário dos temas pagos, os temas gratuitos não possuem suporte. Você terá que pesquisar e tirar suas dúvidas através de fóruns na internet.

  • Responsividade:

Os temas gratuitos normalmente não são responsivos. O que tornaria a experiência do usuário com o seu blog, um tanto desagradável.

Eu indico: Template Wolf WP

Conclusão

Neste artigo te mostrei as principais vantagens e desvantagens de usar um template pago ou gratuito para o seu blog. Espero que possa ter te ajudado na sua decisão final.

Compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas a esclarecer suas dúvidas sobre este assunto.

Obrigada por ler e até o próximo artigo!!

Sobre o Autor

Bete Lopes
Bete Lopes

"Oi! Sou a Elisabete Lopes. Sempre trabalhei no mundo corporativo. Fora do mercado de trabalho, encontrei no Empreendedorismo Digital minha forma de trabalhar em casa. Compartilho conteúdos relacionados a Blog, Marketing Digital, Marketing de Afiliados e ideias de trabalho em casa. Compartilho tudo isso com pessoas que buscam, assim como eu, liberdade para trabalhar no que quiser. Um abraço!"

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Adorei seu post!

    Recentemente fiz um post falando de um tema barato e feito sob medida para quem trabalha como afiliado digital, a galera está gostando muito!

  2. Aumente o tráfego de pessoas para o seu negócio através do Pinterest. disse:

    […] iniciando, com certeza, você já tem alguns vídeos postados, alguns artigos publicados, seja num Blog pago ou gratuito, no site Medium, enfim. Se a resposta for sim: Ótimo! Então agora você irá criar seus […]

Este site usa cookies. Ao utilizá-lo, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.

Don`t copy text!