Público-alvo e persona, você sabe a diferença entre eles? Entenda e acerte na comunicação de uma vez
por todas!
A comunicação é a porta de entrada para estabelecer o vínculo com seu potencial cliente ou lead.
Isso deixa evidente a importância de ser claro e objetivo quanto as necessidades do seu lead.
Estudar o público-alvo e persona são os primeiros passos, principais, para escolher a linguagem, o
meio de comunicação e a mensagem inicial que você deseja passar.
Neste artigo vou te explicar os dois conceitos e as diferenças. Continue lendo e fique sabendo como segmentar
cada um deles!
Conteúdo do Artigo
Público-alvo x Persona: entenda as diferenças
Possivelmente você já percebeu que algumas marcas ou serviços que você consome, parece ter feito aquele
produto exatamente pra você? E eu te digo que isso não é mágica.
E sim, um trabalho onde, antes, foi possível definir público-alvo e persona.
Então vamos as diferenças e conceitos entre público-alvo e persona.
Público-Alvo
O público-alvo nada mais é do que aquele público mais “aberto”, digamos assim.
É a definição social, econômica e demográfica de quem irá consumir seu produto ou serviço.
Normalmente o público-alvo é o primeiro a ser colocado em ação quando se trata de criar campanhas ou, no
caso do marketing de afiliados, gerar conteúdo para sua audiência.
Erroneamente, a grande maioria dos afiliados iniciantes começa a gerar conteúdos para vários públicos,
vários nichos.
É o chamado “atirar pra todo lado” pra tentar acertar alguém. Acerta? Definitivamente, NÃO!
Por que?
Porque quando você escolhe um nicho de atuação, um produto para resolver a “dor' de um determinado
público, você não pode simplesmente “falar” pra todo mundo.
Assim você não consegue falar para ninguém. Percebe?
Exemplo:
Você escolheu um produto que vai ensinar pessoas a fazer maquiagem.
O seu produto vai resolver a “dor” das pessoas que amam maquiagem ou auto maquiagem, porém não
sabem como fazer.
Então, você precisa usar uma linguagem que vá atingir esse público.
O público que sofre com o problema de não saber fazer maquiagem ou auto maquiagem.
E não, querer atingir todas as pessoas que gostam de maquiagem, porém não tem a intenção de aprender
sobre o assunto. Percebeu a diferença?
O Público-alvo traz informações do tipo:
- gênero;
- idade;
- hábitos de compra;
- profissão;
- estado civil;
- formação;
- região que mora;
Mesmo sendo um bom começo para investigar o público que poderá consumir seu produto, o público-alvo
tem deixado de ser o único direcionamento para isso. Por que?
Como os hábitos de consumo mudaram e, agora, com muito mais informações e segmentação que o marketing digital oferece, temos que ser mais precisos para descobrir o consumidor ideal para nossos
produtos e serviços.
Quando Pesquisar o Público-Alvo e Quais os Benefícios
Principalmente na fase de criação de um novo produto onde é preciso estudar o mercado.
Por ser uma ferramenta inicial que exige menos pesquisa, o público-alvo vai te dar um panorama inicial do
cliente ideal.
Este conceito também vai te ajudar na hora de precificar e definir as campanhas e os canais de divulgação.
Daí entra, também, os exemplos de público-alvo e como descobrir o público-alvo para o seu produto.
E mesmo que você não vá criar um produto, apenas trabalhe como afiliado, esses conceitos também são
importantes e decisivos para o seu negócio.
Sem descobrir seu público-alvo, certamente ficará quase impossível descobrir sua persona/avatar.
O que é Persona ou Avatar?
Persona ou avatar é um perfil fictício do cliente ideal que irá consumir seus produtos.
O objetivo principal é compreender exatamente o que seu cliente precisa e qual produto irá solucionar
o problema dele.
Por exemplo:
Seu avatar sofre com o problema de não conseguir mandar tráfego para o blog e redes sociais.
Nesse caso, você passa a gerar conteúdos sobre o que é o Pinterest, e como ele pode ajudar na solução desse problema dela.
Você vai mostrar pra ela o que fazer para mandar mais tráfego par o blog dela através do Pinterest.
A persona traz mais detalhes, é como se fosse uma pessoa mesmo que você cria, no seu imaginário, para
definir as estratégias de comunicação para atingir o cliente certo para seu produto.
É muito importante que você escreva, no papel mesmo, este personagem com todas as características possíveis.
Você precisa idealizar essa pessoa.
A Persona Precisa Ter:
- nome;
- profissão;
- estilo de vida;
- estado civil;
- gênero;
- dia a dia da persona;
- o que faz nas boras vagas;
- hobbies;
- se tem filhos, quantos, ou não;
- se estudam;
- qual a sua formação acadêmica; (da persona)
- dúvidas;
- ambições;
- sonhos;
- medos;
E por aí vai. É uma pessoa mesmo, que você vai criar. E por que é tão importante definir a persona?
Porque só assim você consegue “falar” exatamente com a pessoa que , em algum momento, irá descobrir,
através dos seus conteúdos direcionados, que seu produto pode, de alguma maneira, resolver a “dor” dela
naquele momento.
Crie muito bem a sua persona e comece a gerar conteúdos direcionados para se comunicar com ela.
Utilize suas redes sociais para isso. Faça uma comunicação clara e objetiva.
Com a persona ou avatar definidos você melhora a linguagem, sabe quais assuntos abordar para atingir aquele público, cria os conteúdos ideais para sanar a “dor” da persona.
Descubra qual a melhor rede social para atuar, em quais redes sociais ela se encontra e assim, conseguirá
saber o momento ideal para ofertar o seu produto que irá resolver o problema dela de uma vez por todas.
Então, como descobrir a persona para o seu negócio?
Regra número 1: Nada de achismos!!
Apesar de ser um personagem, digamos assim, é através deste personagem que você chegará ao público ideal
para consumir seus conteúdos e assim, se interessar pelos produtos que você oferece.
Pode parecer estranho “inventar” uma pessoa e colocar no papel, mas por experiência própria, faz toda a
diferença para o seu negócio.
E lembrando que a persona não necessariamente será a mesma para sempre.
Este conceito pode mudar conforme ela vai solucionando suas “dores” e assim vai precisando de outros tipos
de ajuda.
No início pode parecer meio confuso, porém se você estudar a fundo sobre como descobrir seu avatar, vai
passar a se comunicar com seu cliente ideal com mais facilidade.
E isso vai lhe render mais proximidade desse público com seus conteúdos.
Conclusão
Tanto o público-alvo quanto a persona são importantes em diferentes etapas do seu negócio.
A diferença é que um, o público-alvo, dá informações mais “abertas” , mais geral sobre o cliente ideal.
Já a persona, é mais rica em detalhes e é condicionada também para a storytelling.
Assim, gerando mais empatia com você. Usando o lado da emoção também.
Storytelling são histórias verdadeiras sobre você. São histórias suas, pessoais, que você divide com seu público.
Isso costuma aproximar pessoas e elas podem se conectar com você.
Ou por ter vivido as mesmas experiências ou ainda por se identificar com você.
Obrigada por me acompanhar até aqui e até o próximo artigo!
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