O que é SEO? São técnicas de otimização para seu blog ou site.
Um artigo bem trabalhado com SEO tem inúmeras possibilidades de ser encontrado pelos mecanismos de busca
do Google. Entretanto, não é apenas isso.
É um trabalho que demanda tempo, concentração e muita dedicação.
Certamente, saber o que é SEO e qual o impacto dele nos seus conteúdos, perante o Google, vai fazer toda a diferença.
É essencial para aumentar o tráfego e as visitas no seu blog.
Conteúdo do Artigo
Como Alcançar a Primeira Página do Google?
Pergunta muito recorrente entre os criadores de conteúdo.
Afinal, é o que todos almejam.
É nesse momento que recorremos ao SEO. Práticas de otimização de conteúdos.
“SEO é necessário e não uma escolha.”
Essas otimizações são melhorias que fazem seus conteúdos terem mais chances de aparecer
na primeira página do Google.
Veja esse exemplo:
A palavra-chave Fórmula Negócio Online é muito concorrida. E mesmo assim, consegui posicionar na
primeira página.
Posicionei o artigo, o vídeo e a imagem que usei no post. Isso, graças a otimizações feitas no artigo em questão.
Fiquei muito feliz com isso. Afinal, depois de tanto esforço alcancei meu objetivo.
Ações para Ranquear Artigos
Algumas ações específicas são necessárias. Como as ações On Page e ações Off Page.
As ações On Page, são aquelas em que você faz dentro do seu blog, do seu artigo. Exemplo:
- Otimizar as imagens, nomeando e escolhendo as que são condizentes com o artigo;
- Seguindo as indicações do plugin Yoast SEO;
- Distribuindo de forma correta, as palavras-chave no decorrer do artigo;
- Fazendo uso de subtítulos;
- Distribuindo título e subtítulo em H1 e H2;
- Obedecendo a quantidade de palavras em cada subtítulo;
- URL curta e objetiva;
- Links internos direcionando para seus artigos;
- Link externo direcionado para um site com maior autoridade que o seu;
- Tags com palavras-chave relacionadas ao assunto em questão;
- Dividir o artigo em tópicos, enfim.
Falando em ações Off Page, são as que você faz fora do seu blog. Exemplo:
- Compartilhando seus artigos nas redes sociais;
- Gerar backlink comentando em posts de blog do mesmo nicho;
- Compartilhar seu artigo em sites com mais autoridade que o seu;
- Fazendo guestpost;
- Criando Web 2.0;
- Compartilhando seus artigos no Pinterest e redirecionando para seu conteúdo, enfim.
São várias ações a serem tomadas.
Você pode achar muito complicado, porém quando aprende, percebe que é mais fácil.
Me siga no Instagram, lá compartilho muito conteúdo sobre SEO e tráfego orgânico. 🙂
@eu.betelopesmkt
Antigamente SEO e Otimização era só Palavra-Chave
Anteriormente, SEO marketing consistia apenas em utilizar palavras-chave.
A otimização era basicamente essa.
Elas eram colocadas de qualquer jeito, sem critérios, “soltas”. Apenas para contar como otimização do
seu blog para que ele fosse encontrado.
Sem se importar com a experiência do usuário. Hoje, isso tudo mudou.
Isso ficou no passado. As mudanças nos algoritmos passaram a levar em consideração itens
importantes como a permanência do usuário na página, links externos e compartilhamentos.
O foco desse artigo é a otimização. Técnicas de SEO para melhorar o desempenho do seu blog.
Então, vamos a elas?
Descubra agora as 11 técnicas de SEO para otimizar seus conteúdos. Com essas práticas simples, você vai
perceber que seu blog começará a ficar melhor posicionado.
E as chances do seu blog ser aprovado para exibição de anúncios no Google AdSense, serão maiores.
1 – As Técnicas de SEO Começam nas Imagens
Primordialmente! O trabalho de SEO já começa nas imagens que você vai utilizar no seu artigo.
E qual a vantagem disso? Quando alguém faz uma pesquisa relacionada a um determinado assunto, o seu
artigo pode não aparecer.
Porém, se a sua imagem estiver lá na primeira página, a pessoa vai clicar naquela imagem e ser direcionada
para o seu blog.
Nesse caso, o artigo está posicionado também.
Veja na imagem abaixo:
Uma vez no seu blog, este visitante passará a consumir seus conteúdos. Que passará a ter mais visibilidade e consequentemente mais visitas e mais vendas.
Assim sendo, antes de subir a imagem para o seu artigo você já renomeia exatamente com o título que você
dará para o seu artigo.
Essa é uma técnica de SEO muito poderosa.
A imagem precisa estar em harmonia com o seu artigo, ser relacionada. Uma boa imagem também conta bastante.
Escolha imagens com ótima resolução. Opte por bancos de imagem gratuitos e livres de direitos autorais.
O site kaboompics.com é um banco de imagens que eu utilizo muito. São imagens de qualidade e de
alta resolução e muito bonitas.
2 – Posts bem Estruturados
Em seguida, evite os chamados “blocos de texto”. Ninguém tem paciência para ler artigos assim.
Além de tornar a leitura cansativa e nada prazerosa.
Os parágrafos precisam ter, no máximo, três linhas. Evite uma quantidade maior, pois isso
também é uma técnica de seo marketing.
A estrutura ideal de um post consiste em utilizar o título em H1 e, também, usar subtítulos em todos os artigos.
No caso dos subtítulos, utilize o H2.
Escolha uma imagem que tenha a ver com o artigo. E procure colocá-la logo no início do post.
Em outras palavras, faça uma pequena introdução e já insira um link na imagem direcionando o leitor para onde você precisa que ele vá.
Assim, caso ele não tenha interesse, naquele momento, em ler o artigo todo, ele já toma a ação de clicar na imagem para saber mais sobre aquele assunto que você está abordando naquele artigo.
3 – Distribua o Artigo em Tópicos
Se o seu artigo for sobre um assunto muito complexo, muito longo, distribua em tópicos para ficar
mais fácil a compreensão.
Dividindo o artigo em tópicos, você passa de forma resumida as partes mais importantes daquele artigo.
E consegue explicar melhor e de forma resumida, uma vez que se trata de um assunto muito complexo.
Ao passo que, os tópicos servem para organizar o seu texto. Na hora de categorizar seu conteúdo e identificar o assunto, os mecanismos de busca levam isso em consideração.
Use palavras-chave também nos tópicos, caso seja possível.
Não escreva textos muito longos entre um subtítulo e outro. O ideal é até 300 palavras.
4 – Utilize Subtítulos
No caso dos subtítulos, use também em todos os artigos. Os subtítulos costumam chamar a atenção do leitor.
Desta forma o leitor , antes de começar a ler o artigo, lê os subtítulos e já vai direto ao que mais lhe interessa.
E só depois, volta ao início e lê o artigo por completo.
Subtítulos costumam chamar a atenção de quem vai ler um determinado artigo.
Por que alguns blogs costumam fazer uma introdução muito extensa sobre o assunto do artigo antes de
começar o artigo, de fato.
E isso, cansa o leitor. Daí a importância dos subtítulos que também são técnicas de SEO.
Eu, particularmente, antes de começar a ler um artigo, sempre leio antes os subtítulos. E você?
Também tem esse hábito?
5 – Template Responsivo Conta Como Técnica de SEO
Um template responsivo também faz parte das técnicas de SEO . Por que?
Quando você instala no seu blog um template responsivo, ou seja, otimizado para smartphone, tablet, ou computador, isso conta na hora que o algoritmo do Google passa pelo seu artigo.
No meu blog, o template que uso é o Wolf WP. Que é um template para wordpress.
Além de responsivo e muito bonito, é fácil de instalar e utilizar. Mesmo para quem nunca configurou um blog.
Além do mais, um template profissional passa muito mais credibilidade e profissionalismo para seu blog.
Quem tem blog, com certeza, faz uso de uma ferramenta gratuita do Google chamada Google Search Console.
Essa ferramenta serve, não somente para indexar e otimizar a visibilidade dos seu site.
Ela é utilizada também para identificar se seu artigo tem facilidade de uso em dispositivos móveis.
E isso é de extrema importância para o seu blog ou site. Daí a importância de usar um template profissional e responsivo.
Seja ele, um template pago ou gratuito.
6 – Palavra-chave no Título e de Cauda Longa
Parece uma coisa boba falar sobre isso, mas muitas pessoas cometem esse erro de não colocar a palavra-chave
no título do artigo.
A palavra-chave principal precisa ser colocada logo no início do título. Pois é esta palavra que o Google entende
que você quer ranquear.
No restante do título, as três últimas palavras também precisa ser uma palavra-chave.
Ou seja, ela será a palavra-chave secundária.
Por isso a importância de títulos de cauda longa. Você trabalha mais de uma palavra-chave no mesmo título.
Exemplo: Que tipo de Afiliado Você é? Afiliado Autoridade ou Afiliado Árbitro?
Repare que no início da frase, a palavra-chave é : tipo de afiliado. Já no restante do título, afiliado autoridade
ou afiliado árbitro são outras palavras-chave.
Ou seja, são termos que as pessoas buscam na internet.
Daí a extrema importância de fazer uso de títulos de cauda longa. As chances do seu artigo ser encontrado, aumentam.
7 – Links Internos Também Contam como SEO
Quando tiver escrevendo seus artigos, procure direcionar o leitor para outro artigo, seu,
através de um link daquele artigo que você quer que ele leia.
Isso fará com que o usuário fique por mais tempo no seu blog, consumindo seus conteúdos.
Com essa prática, o algoritmo do Google entenderá que seus artigos são relevantes pois a permanência do leitor
no seu blog, é maior.
Essa prática é favorável pra o seu blog e também é uma técnica de SEO.
8 – Links Externos como Técnicas de SEO
Assim como os links internos, os links externos também são de extrema importância para seu blog.
Você precisa redirecionar o leitor não só para dentro do seu site, mas para fora dele também.
Sugira, através de um link externo, que ele leia algum outro artigo de um determinado blog.
Artigo este, relacionado ao que ele está lendo, naquele momento, no seu blog. Por exemplo:
Você escreveu um artigo, mas acha que o leitor pode encontrar informações mais detalhadas no blog do
Viver de Blog , por exemplo. Que é um blog com mais autoridade que o seu.
O que não quer dizer que seu artigo não esteja bom, apenas você não especificou algo e preferiu direcionar o leitor para outro site.
Essa prática faz com que um link do seu blog fique nesse determinado blog. Gerando, assim, um backlink.
9 – Gere Backlinks para o seu Blog
Primeiramente, o que são backlinks? São links que direcionam o leitor para outras páginas ou sites
da internet.
Ou para páginas do mesmo domínio ou para domínios diferentes. No seu artigo você pode gerar backlinks
tanto para o seu próprio blog, ou para outro blog, desde que falem sobre o mesmo assunto.
Algumas formas de gerar backlinks são comentando em posts de outros blogs relacionados ao seu nicho, é claro.
Mas, faça comentários relevantes, interessantes. Nada de colocar uma “carinha feliz” e achar que isso é comentário, porque não é. Ok? 😉
Quando você gera um backlink em um site gigante, como o site Medium, por exemplo, você acaba trazendo
para o seu blog, um pouco da relevância daquele site.
Quando seu blog aparece frequentemente em outros blogs ou sites do mesmo nicho que o seu, isso aumenta , e muito, a relevância do seu blog.
Eu tenho um artigo na primeira página do Google, posicionado através da publicação do artigo que eu fiz no site Medium. Leia o artigo.
10 – Procure Parcerias com Blogs do Mesmo Nicho
Esta é uma forma muito eficiente de conseguir que seu blog apareça.
Fazer os chamados, Guest Post, é uma forma muito eficiente de SEO.
Também conta como SEO.
Guest Post é quando uma pessoa é convidada para escrever em um site ou blog em que não é o dono.
Se você é dono de um blog e convida um especialista no mesmo nicho que o seu, este artigo que será publicado
é um Guest Post.
Ou seja, cada blog publica um conteúdo produzido pelo outro. O artigo de um convidado permite que seu blog conquiste maior credibilidade.
11 – Palavras de Transição Também são Técnicas de SEO
Sim, esta também é uma prática de SEO. E contribui para isso. Acredita? Parece até que voltamos ao tempo da escola.
A legibilidade está ligada diretamente com a experiência do usuário.
Ou seja, o Google preza pela experiência e melhores conteúdos para o usuário.
As palavras de transição deixam seu texto de forma mais clara e facilita a compreensão do leitor.
Palavras de transição dão ideia:
De Continuação:
- ainda mais;
- por outro lado;
- do mesmo modo;
- bem como;
- juntamente com.
De Introdução:
- desde já;
- de antemão;
- antecipadamente;
- a princípio;
- primeiramente.
De Semelhança e Conformidade:
- igualmente;
- de acordo com;
- da mesma forma;
- segundo;
- sob o mesmo ponto de vista.
De Tempo:
- logo depois;
- simultaneamente;
- imediatamente;
- posteriormente;
- ao mesmo tempo.
De Conclusão:
- enfim;
- em suma;
- definitivamente;
- afinal
- dessa forma.
12 – (Bônus) Compartilhe o Link de Posts Antigos
Compartilhe o link de post antigos do seu blog. Isso também ajuda no SEO e não deixa seu post, que é tão interessante, esquecido.
Além disso, de tempos em tempos revise e atualize seus posts mais antigos.
A internet e as informações mudam como num estalar de dedos, por isso seus posts precisam ser atualizados periodicamente.
Essa prática fará com que, mais uma vez, a credibilidade do seu blog aumente.
Ficou claro um pouquinho do que é SEO? Com certeza, sim.
Conclusão
Neste artigo você ficou sabendo o quão importante são as práticas de SEO para o seu blog.
Essas são apenas algumas. O mínimo que você deve aplicar para obter ótimos resultados para o seu blog.
SEO é indispensável para quem precisa otimizar seu blog e fazer com que seus artigos apareçam na
primeira página do Google.
Isso serve também para os vídeos no YouTube.
Aplicar técnicas de SEO nos vídeos, contribui para que o YouTube passe a recomendar seus vídeos nas buscas.
Otimize seus artigos e, com certeza, o algoritmo do Google vai encontrar seu blog e seus conteúdos.
Você já utiliza algumas dessas técnicas de SEO no seu negócio? Compartilhe conosco alguma prática que
você utiliza e que considera eficiente.
Muito obrigada pela companhia e por ler esse conteúdo.
Até o próximo artigo! Tchau! 😉
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