Funil de vendas. Como funciona no Marketing Digital. Nesse artigo você vai ficar sabendo como é importante essa estratégia para o seu negócio online.
Usando essa estratégia, é possível entender quais etapas uma pessoa precisa passar até se tornar, de fato, seu cliente.
Dessa forma, você gera conteúdos que atendam e esclareçam, cada etapa desse funil de marketing.
Assim, sua comunicação fica mais assertiva e você não perde tempo gerando conteúdos aleatórios e sem estratégia.
Um funil de venda é indispensável para nós que trabalhamos com Marketing Digital.
Conteúdo do Artigo
O que é Funil de vendas?
O funil de vendas é o que vai mostrar a jornada do cliente. Por quais etapas ele irá passar desde o primeiro contato, até se tornar um consumidor dos seus produtos.
É o caminho que ele irá percorrer até fechar a compra.
Nesse processo, você acompanha seu lead (possível cliente), desde quando ele toma conhecimento do seu produto até o fechamento da compra.
Como Funciona esse Funil?
A compra é um processo e ocorre por etapas.
Primeiro, seu produto desperta o interesse na pessoa. E só a partir daí, ela começa a amadurecer a ideia de comprar de fato.
Porém, a partir desse ponto, ela começa a analisar se realmente precisa daquele produto.
Um cliente que nunca ouviu falar de você ou do seu produto, ainda não está pronto para comprar de você.
Ao contrário de alguém que já te acompanha e conhece seu trabalho e sabe que você pode ajudar.
Para saber se o cliente está pronto para comprar, é preciso que você descubra o nível de consciência em que ele está.
Nesse momento, entra as etapas do funil de vendas.
Fique tranquilo. Você vai entender como isso funciona.
Etapas do Funil de Vendas
Esse funil é dividido em três etapas: topo, meio e fundo de funil. Veja na imagem abaixo:
1 – Topo do Funil – A chegada
Aqui é onde o cliente começa a etapa do nível de consciência.
Nesse ponto ele ainda não está ciente que tem um problema.
Ou seja, ele não estava procurando nada, pois ainda vai descobrir quem tem um problema para resolver.
Porém, ele já toma conhecimento do seu produto, começa a pensar que seu produto pode ajudar a resolver.
Nesse momento, mostre que você entende do assunto.
Ofereça materiais gratuitos que comece a fazer com ele veja que você vai poder ajudar.
Mostre-se como especialista no assunto.
Forneça materiais que o ajude a enxergar onde está o problema e compreender que precisa resolver o quanto antes.
Dessa forma, quando começar a surgir as dúvidas, ele certamente vai procurar você para ajudar.
Lembre-se: Nessa etapa ele ainda é um visitante.
Chegou até o seu blog por acaso e você ainda não sabe nada sobre ele.
2 – Meio do Funil – Admite que tem um Problema
Nesse momento, o nível de consciência muda. Analisando os materiais informativos que você enviou pra ele.
Agora, já admite que tem um problema e que precisa resolver o quanto antes.
Ele busca maneiras de solucionar o problema e você apresenta soluções para isso.
Nessa etapa, entra você com seu produto. Porém, sem oferecer.
O famoso: Vender sem Vender.
Apresente soluções, porém sem falar que existe um produto para isso.
Agora, ele deixou de ser um visitante e passou a ser um lead. É como chamamos, aqui no Marketing Digital,
um potencial cliente.
Ou seja, ele já te forneceu algumas informações básicas em troca de algum conteúdo gratuito que possa ajudar de início.
Você já interagiram.
Nessa etapa, ele descobriu que tem um problema, porém, não sabe que existe um produto que possa ajudar.
Talvez o seu produto que ele teve contato, de imediato, não seja o ideal naquele momento.
Agora, entra você com o seu profissionalismo e indica o que é melhor para ele. Outras alternativas.
Seja sincero.
Mostre a ele que aquele produto não é o ideal agora, porém você pode indicar outro.
Explique, com clareza, para que ele entenda que o produto que ele acha que vai ajudar, não á para aquele problema.
“Seja sincero e seu lead se transformará no seu cliente fiel”.
Mostre a ele que seu objetivo é ajudar e não somente vender de qualquer jeito.
Dessa atitude, vai nascer uma relação de confiança entre você e seu potencial cliente.
3 – Fundo de Funil – “Bater o Martelo” (tomar a decisão de comprar)
No fundo do funil é onde estão os leads qualificados. Ou seja, os que já entenderam que o seu produto vai resolver o problema dele.
Ele está pronto para falar com um vendedor propriamente dito.
Como você já mostrou a ele todas as etapas, o acompanhou, ele já confia em você e vai adquirir o produto com você.
Uma vez que você já se mostrou referência no assunto.
Finalizando a compra, ele passa a ser, de fato, seu cliente.
Resumo das Etapas do Funil de Vendas
Repare na ilustração acima, que no topo do funil é onde está o maior número de pessoas.
Normalmente elas vem apenas por curiosidade. Quando encontram algum conteúdo que acreditam ser bom para elas.
Atraídas pelos conteúdos que você posiciona na internet.
Daí a importância de você ter conteúdos posicionados na primeira página do Google.
Assim, os possíveis clientes encontrarão você e não o seu concorrente.
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Quando tomam conhecimento que não precisam daquele produto ou serviço, elas não passam para próxima etapa do funil.
Que é o meio do funil. Onde as pessoas ainda estão em dúvida se precisam ou não.
Porém, a quantidade de leads diminui.
Daí o nome “funil”. Vai “afunilando” e ficam apenas os realmente interessados na etapa final que é a compra.
Já no fundo do funil estão as pessoas realmente interessadas no seu produto.
Já passaram por todos os níveis de consciência, orientados por você, e estão prontos para adquirir o produto/serviço que você indicou.
“Venda para elas a transformação e não apenas a solução”.
Na Prática
Agora você já sabe como funciona um funil de vendas, vamos para um exemplo prático.
O cliente do topo do funil estava pesquisando sobre: “Como Começar um Negócio Online”.
Se deparou com artigos que falavam sobre o assunto, porém superficialmente.
Que para ter um negócio online seria só comprar um curso e pronto. Começaria a ganhar dinheiro na internet.
Ficou em dúvida, mas continuou buscando mais informações.
Pesquisando mais um pouco, se deparou com o seu artigo. Onde você explica em detalhes, mostra que é perfeitamente possível ter um negócio online e ganhar dinheiro na internet.
Você mostra que só conseguiu êxito através de um curso que seguiu o passo a passo. Exemplo:
Vou Ganhar Dinheiro com o Fórmula Negócio Online?
Nesse caso, o Fórmula Negócio Online é o exemplo do curso que falei.
Mostra os prós e contras e que trabalhar em casa não é um conto de fadas e que é preciso trabalhar bastante.
Apresenta seus resultados, financeiros e outros resultados obtidos através dos aprendizados do curso.
Como:
- montou sua estrutura de negócio online sozinho sem precisar contratar serviços terceirizados;
- conseguiu mandar tráfego (visitantes) para o seu blog;
- posicionou artigos na primeira página do Google;
- desenvolve um bom trabalho que te rende vendas e engajamento nas redes sociais;
Enfim.
Você foi sincero e conseguiu provar para ele que somente através de um curso, isso seria possível.
A partir disso, ele vai procurar estabelecer um contato mais próximo com você.
Nesse momento, você pode passar a oferecer conteúdos de forma gratuita para ajudar a sanar as dúvidas iniciais.
A partir desta etapa, você pode ofertar o produto propriamente dito.
Agora você já sabe para que serve e como funciona um funil de vendas.
Conteúdos para Etapas do Funil de Vendas
Topo do Funil de Vendas
São poucas as pessoas que entram no funil de vendas e fazem o caminho até o final. Onde se tornam clientes.
O objetivo principal dos conteúdos do topo do funil, é que o público descubra que tem um problema e que precisa resolver.
Nesse primeiro momento, crie conteúdos fáceis de ser entendidos. E que contenha informações completas e necessárias para que esse público, ou uma parte dele, se torne seu lead.
Exemplos de conteúdos para topo de funil:
Postagens em Mídias Sociais
Aumentar o tráfego de pessoas é a ideia para o topo do funil. Redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter,
são excelente formas de despertar a curiosidade desse público.
Nas imagens, faça chamadas para que essas pessoas consuma outros conteúdos seus.
Sem esquecer, de passar informações relevantes nesse conteúdo também.
Mostre o caminho das pedras!
Podcast para o Funil de Vendas
Algumas pessoas não tem paciência para ler. Nesse caso o Podcast vai te ajudar.
O Podcast é um formato em áudio que fica salvo no artigo, no início.
Nele consta todo o conteúdo do artigo em áudio.
Também é uma opção para atrair tráfego para seu blog ou site.
e-Mail Marketing/Newsletter
Neste caso, você precisa ter uma base de clientes para enviar uma sequência de e-mails.
Regularmente você envia conteúdos do interesse dessa base de dados e assim os mantém informados sobre seus produtos.
Lembre-se que para cada base de dados será preciso enviar conteúdos específicos, caso você trabalhe com diversos produtos.
Envie conteúdos que agregarão valor para seu lead.
Artigos do Blog
Normalmente os artigos de blog são o primeiro contato que esses leads tem.
E seu artigo pode ser a solução para o problema dele.
Transmita a informação de forma clara e fácil de ser compreendida. Não exagere nos termos formais.
As pessoas gostam de ler coisas que os faça sentir que, quem está escrevendo, é como ela.
Simples e sem frescura. Assim como são os artigos aqui do meu blog.
Sem esquecer que esses artigos precisam despertar a curiosidade. Ok?
Infográficos
Com os infográficos você consegue transmitir informações importantes de forma sucinta e objetiva.
Após esse contato com seu infográfico, ele terá curiosidade em saber mais a fundo sobre o assunto abordado.
Assim, passa a te acompanhar no blog, nas redes sociais, enfim.
Meio do Funil
Nessa etapa seu conteúdo precisa apresentar soluções para sua persona.
Porém, ainda não é o momento de fazer propaganda ou ofertar qualquer produto ou serviço.
Nesse momento, o relacionamento está mais próximo. É preciso que você obtenha o máximo de informações desse lead.
A fim de que você possa enviar mais conteúdos que tirem todas as suas dúvidas.
e-Book
Os e-Books são formas muito eficientes de conteúdo. Uma vez que nos artigos de blog, as vezes, o assunto não fica tão completo.
No e-Book é possível aprofundar no assunto com muito mais detalhes.
Assim, você já vai preparando o cliente para a compra.
Os e-Books que contém um “passo a passo” são muito bem vistos.
O lead fornece o e-mail dele para conseguir baixar o e-Book, que é em formato PDF.
Assim facilita para que você continue a jornada até o fundo do funil.
Fundo do Funil
Nessa etapa final, posicione-se como autoridade no assunto e que suas explicações foram as melhores.
Certamente, ele irá pesquisar concorrentes seus antes de finalizar a compra.
Use todo o seu conhecimento para que ele finalize a compra com você.
Mostre a ele depoimentos de pessoas que já compraram com você e ficaram satisfeitas.
Tanto com o atendimento, o pós-vendas, os bônus que você oferece para sua audiência, depoimentos, enfim.
Utilize todas as suas cartas da manga.
A Importância do Funil de Vendas
É através dele que você consegue ter um norte na hora de gerar conteúdos para sua audiência.
Atração, retenção e finalização. Essas são as etapas do funil e que precisam ser respeitas.
Só assim, você alcançará seu objetivo que é a finalização da venda.
Sem esquecer, jamais, os níveis de consciência que passa por três estágios:
- O visitante ainda não sabe que tem um problema;
- Começa a enxergar que existe um problema e que precisa solucionar o quanto antes;
- Se convence de que seu produto vai ajudar a resolver esse problema.
Seguindo essas etapas, com certeza você irá alcançar seus objetivos.
Espero ter colaborado com você. Se sim, deixe seu comentário.
Até o próximo artigo! 🙂
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